6.10.15

Como evitar a retenção de líquidos na gestação

A retenção de líquidos é um dos sintomas mais típicos durante a gravidez e os pés, tornozelos e pernas inchadas geram um certo incomodo e indisposição nas futuras mamães. Então, como a nutrição pode auxiliar, de forma natural e segura, a minimizar este efeito indesejável?

Água:
A principal atitude para amenizar este inchaço é aumentar a ingestão de água. A sede é o primeiro sintoma de desidratação. Então não precisamos e nem devemos esperar estar com sede para beber água.

Fibras:
Aumentar o consumo de fibras, pois reduzem a prisão de ventre e a sensação de 'estufamento'.
Exemplos de alimentos ricos em fibras: farelo de trigo, farelo de aveia, semente de chia e linhaça, etc.

Chás:
Os chás são grandes aliados no combate à retenção, auxiliando na eliminação de toxinas. Porém é importante tomar bastante cuidado na escolha do chá durante a gestação e amamentação, pois alguns podem ser abortivos e/ou estimulantes, podendo também elevar os níveis de pressão arterial.

Segue então uma lista dos chás que devem ser evitados neste período e dos que são permitidos:

Chás que devem ser evitados: arruda, cipó-mil-homens, erva-de-bicho, buchinha do norte, confrei, espirradeira, melão-de-são-caetano, erva-de-santa-maria, pinhão-de-purga ou pinhão-paraguaio, hibiscus, cascara sagrada, romã, guaco, cavalinha, sene, arnica, canela, hortelã, poejo, losna, chás com cafeína, como verde, preto, branco e mate.

Chás permitidos na gestação: chá de camomil e capim-limão (possuem propriedades calmantes e digestivas que promovem relaxamento para a mãe e bebê); chá de erva-doce (ajuda a aumentar quantidade de leite materno).


- Alimentos desintoxicantes:

Inclua na alimentação alimentos como: couve, brócolis, rúcula, aspargos, limão e laranja (polpa e casca), cúrcuma (açafão da terra), alecrim, alho, própolis, semente de chia e linhaça, frutas como abacaxi e melancia. Estes alimentos são no geral, diuréticos, anti-inflamatórios e antioxidantes, promovem uma espécie e 'varredura' no organismo, auxiliando na eliminação de toxinas.

-Evite:
Açúcar refinado e alimentos ricos em farinha branca (favorecem o acúmulo de gordura abdominal e predisposição ao desenvolvimento de diabetes), excesso de carne vermelha (rica em gordura saturada e hormônios), excesso de sal (favorece a retenção hídrica), embutidos (incluindo o peito de peru – apresentam grande quantidade de sódio, nitrito e nitrato que intoxicam o organismo), temperos prontos (ricos em sódio, conservantes e corantes).


Luana Mina 
Nutricionista Esportiva Funcional


Nenhum comentário:

Postar um comentário