26.10.15

Fototerapia para cuidar de você da cabeça aos pés!

Apresentamos a vocês um tratamento da mais alta tecnologia inovadora na área da estética, podologia, fisioterapia, entre outros ramos da medicina e saúde: a fototerapia! A técnica utiliza luzes de Led e laser de baixa potência, cujo tratamento é totalmente indolor, seguro, não térmico e não invasivo.

Esse tratamento pode ser utilizado em todos os tipos de pele e entre os seus efeitos mais importantes estão as ações: anti-inflamatória, analgésica, regenerativa, antioxidante, cicatrizante, drenante, desintoxicante, bactericida e oxigenate.

Para isso, utilizamos o equipamento “Fluence”, que possibilita a emissão simultânea das luzes de Laser (vermelho e infravermelho) e Led (âmbar e azul), indicados para o tratamento de:

- Acne
- Analgesia
- Anti-inflamatório
- Celulite (FEG)
- Cicatrização
- Edema Palpebral
- Estrias
- Gordura Localizada
- Hidratação Facial
- Olheiras
- Micoses de unhas
- Pós-Operatório
- Quelóide
- Rejuvenescimento
- Rugas
- Terapia Capilar (Alopécia)

- Tratamento de Manchas

Disponível na Clínica Apinajés!




20.10.15

Yoga - A novidade da Clínica Apinajés!

Yoga é a nova modalidade da Clínica Apinajés, que também trabalha com Pilates, tratamentos estéticos, podologia, acupuntura, nutrição e muito mais!

A nossa professora Silvia Petrullo respondeu algumas perguntas do Blog da Clínica Apinajés para tirar as dúvidas de quem se interessa pela modalidade. Confira!

O que é Yoga? 

R. Yoga é uma pratica indiana composta principalmente de exercícios posturais, respiratórios  e meditativos (relaxamento), que tem por objetivo trabalhar corpo e mente,  contribuindo para um corpo harmonioso e saudável, além de promover um perfeito estado de equilíbrio emocional, aquietando ou estimulando a mente, conforme a necessidade de cada indivíduo.

Qual o significado da palavra Yoga?
R. A palavra Yoga deriva do sânscrito, "Yuj", que quer dizer unir, integrar, ou seja, podemos resumir Yoga  em "união corpo e mente".

Quais os tipos de Yoga que existem?
R. Existem várias ramificações dentro do  Yoga, uma vez que ele foi criado a milhares de anos atrás, sofrendo diversas influências ao longo do tempo. Existem os estilos mais suaves que podem ser praticados por diversas idades e em diversas patologias como o Hatha Yoga e outros mais intensos direcionados a um público mais específico, como Iyengar e Swastya, entre outros.

Existem contra-indicações para a prática de Hatha Yoga?
R. Existem contra-indicações relativas, como no caso de fraturas recentes, pacientes com osteoporose avançada, inflamações e infecções não tratadas e cirurgias recentes.

Qual a duração de uma aula de Yoga e qual o tipo de vestimenta para realizar a aula?
R. A aula pode ser feita em 60 min 2 x por semana, ou 90 min. 1 x por semana. Para as aulas é necessário apenas roupas confortáveis e uma toalha para deita-se ao chão sob colchonete ou EVA.


Confira a grade de horários. Para mais informações: 11 3868-1182


6.10.15

Como evitar a retenção de líquidos na gestação

A retenção de líquidos é um dos sintomas mais típicos durante a gravidez e os pés, tornozelos e pernas inchadas geram um certo incomodo e indisposição nas futuras mamães. Então, como a nutrição pode auxiliar, de forma natural e segura, a minimizar este efeito indesejável?

Água:
A principal atitude para amenizar este inchaço é aumentar a ingestão de água. A sede é o primeiro sintoma de desidratação. Então não precisamos e nem devemos esperar estar com sede para beber água.

Fibras:
Aumentar o consumo de fibras, pois reduzem a prisão de ventre e a sensação de 'estufamento'.
Exemplos de alimentos ricos em fibras: farelo de trigo, farelo de aveia, semente de chia e linhaça, etc.

Chás:
Os chás são grandes aliados no combate à retenção, auxiliando na eliminação de toxinas. Porém é importante tomar bastante cuidado na escolha do chá durante a gestação e amamentação, pois alguns podem ser abortivos e/ou estimulantes, podendo também elevar os níveis de pressão arterial.

Segue então uma lista dos chás que devem ser evitados neste período e dos que são permitidos:

Chás que devem ser evitados: arruda, cipó-mil-homens, erva-de-bicho, buchinha do norte, confrei, espirradeira, melão-de-são-caetano, erva-de-santa-maria, pinhão-de-purga ou pinhão-paraguaio, hibiscus, cascara sagrada, romã, guaco, cavalinha, sene, arnica, canela, hortelã, poejo, losna, chás com cafeína, como verde, preto, branco e mate.

Chás permitidos na gestação: chá de camomil e capim-limão (possuem propriedades calmantes e digestivas que promovem relaxamento para a mãe e bebê); chá de erva-doce (ajuda a aumentar quantidade de leite materno).


- Alimentos desintoxicantes:

Inclua na alimentação alimentos como: couve, brócolis, rúcula, aspargos, limão e laranja (polpa e casca), cúrcuma (açafão da terra), alecrim, alho, própolis, semente de chia e linhaça, frutas como abacaxi e melancia. Estes alimentos são no geral, diuréticos, anti-inflamatórios e antioxidantes, promovem uma espécie e 'varredura' no organismo, auxiliando na eliminação de toxinas.

-Evite:
Açúcar refinado e alimentos ricos em farinha branca (favorecem o acúmulo de gordura abdominal e predisposição ao desenvolvimento de diabetes), excesso de carne vermelha (rica em gordura saturada e hormônios), excesso de sal (favorece a retenção hídrica), embutidos (incluindo o peito de peru – apresentam grande quantidade de sódio, nitrito e nitrato que intoxicam o organismo), temperos prontos (ricos em sódio, conservantes e corantes).


Luana Mina 
Nutricionista Esportiva Funcional


28.9.15

Cuidados ao escolher seu azeite

Um teste realizado pela Proteste revelou que apenas 8 marcas de azeite Extra virgem vendidas nos supermercados são legitimamente honestas com o consumidor. Sete foram reprovadas e outras 4 não poderiam sequer receber o título. Esta pesquisa ainda apontou que grande parte dos azeites mais comuns em nosso cotidiano são vendidos como extra virgem e, no entanto, são apenas virgens.

O azeite só pode ser considerado Extra Virgem quando contém no máximo 0,8% de acidez. Já nos virgens, o limite é de 2%. Passando de 2%, o azeite é considerado comum.

O teste foi realizado no final de 2013 e, a partir de análise realizada em laboratório reconhecido pelo COI (Conselho Oleico Internacional), os azeites de oliva foram avaliados quanto ao aroma, ao sabor e à textura. De acordo com a legislação, não pode ser encontrado defeito na análise sensorial, sequer adição de outros óleos na composição de um azeite extra virgem.

Nos quatro azeites que nem virgens são, havia mistura de óleos refinados e adição de outros óleos e gorduras. São eles: Figueira da Foz, Tradição, Quinta d'Aldeia e Vila Real.

Nos outros 15 extra virgens testados, uma surpresa quanto ao título, 7 marcas são tão somente virgens. São elas: Carbonell, Galo, Borges, La Espanhola, Serrata, Beirão e Pramesa. 

As 8 marcas que realmente são honestas com o consumidor são: Carrefour, Qualitá (do Mercadorama e Walmart), La Violetera, Vila Flor, Andorinha, Cardeal, Cocinero e Olivas do Sul. 

Então olhe bem antes de escolher seu azeite!!!

Dra. Sonia Ballesteros
Nutricionista Clínica

CRN-24668


9.9.15

Tratamentos Estéticos no pré-operatório de cirurgia plástica

 O sonho de oito entre dez pessoas é ter um corpo bonito, modelado e livre das indesejáveis gordurinhas. Segundo dados da ISAPS (Internacional Society of Aesthetic Plastic Surgery) 2013, o Brasil ocupa posição de destaque: o país ficou a frente dos EUA no total de cirurgias plásticas. Mas quando considerado procedimentos estéticos cirúrgicos e não cirúrgicos os EUA ainda lidera o ranking. No Brasil as cirurgias corporais são as mais realizadas, dentre as quais podemos destacar a Mamoplastia de aumento ocupando a primeira posição no ranking, seguido da Lipoaspiração. 

Contudo, o sucesso do resultado de uma cirurgia plástica depende de uma minuciosa avaliação médica e cuidados pré-operatórios. O pré-operatório de cirurgia plástica compreende-se o período entre o momento da indicação de um procedimento cirúrgico e a sua execução. Na avaliação estética com o profissional Esteticista ou Fisioterapeuta pré-cirurgia são analisados os aspectos e condições da pele, presença de depressões, irregularidades e flacidez muscular e/ou tissular. É importante ressaltar que a flacidez muscular não se modifica após uma lipoaspiração, mas pode ser melhorada antes da cirurgia, com Fortalecimento muscular, seja com exercícios físicos, ou eletroestimulação. (Borges, 2010) 

 Num período de 30 a 40 dias prévios a cirurgia plástica, é indicado realizar tratamentos que visam a adequação do tecido, facilitar o procedimento cirúrgico e uma recuperação mais rápida no pós-operatório. O contato prévio da Esteticista e/ou Fisioterapeuta com o paciente antes da cirurgia, facilita o entendimento do paciente no pós-operatório, além de estabelecer uma relação de confiança entre profissional e paciente. Os tratamentos mais indicados para o pré-operatório são: Drenagem Linfática Corporal ou Facial, Ultrassom + Corrente Aussie (fortalecimento muscular), Limpeza de Pele (em caso de Ritidoplastia, blefaroplastia, rinoplastia e outras cirurgias faciais), Sessões de Hidratação (a pele hidratada responde melhor ao processo de cicatrização), Exfoliação, Massagem Relaxante (para aliviar a tensão e diminuir a ansiedade do paciente antes da cirurgia). Outros tratamentos que podem ser proposto pela Profissional no momento da Avaliação prévia. 

Todas essas indicações visam um resultado mais satisfatório no pós-cirurgia, minimizar possíveis complicações, bem como o retorno mais rápido da paciente a suas atividades diárias.

Ana Lucia Silva Esteticista e Cosmetóloga 
(graduando Bacharel em Estética pela UAM) Técnica em Estética (Senac) 

Referências bibliográficas Borges, Fabio dos Santos - Dermato-funcional Modalidades Terapêuticas nas Disfunções Estética, Ed. Phorte 2010 www2.cirurgiaplastica.org.br/de-acordo-com-a-isaps-brasil-lidera-ranking-decirurgias-plastica-no-mundo 02/08/2015


10.8.15

Saiba como eleger cosméticos de qualidade

O uso de um bom cosmético faz toda a diferença nos tratamentos estéticos. O Brasil está classificado em 3º lugar no ranking mundial e o primeiro na América Latina em produção de cosméticos. E falando em inovação científica e tecnológica do setor, nos surpreendemos ainda mais; células tronco, DNA, outras descobertas moleculares e enzimáticas estão cada vez mais sendo incorporadas aos cosméticos. Também temos produtos baseados em nanomoléculas, que possuem grande capacidade de fixar e armazenar os ativos na pele; são muito potentes e atuam de forma progressiva e contínua promovendo resultados rápidos.

Uma das empresas de cosméticos que utiliza destes recursos é a Valmari dermocosméticos, que está neste ramo desde 1980, e é uma das linhas que utilizamos bastante nos tratamentos! Esta empresa de cosméticos é brasileira, então entende o  tipo de pele das nossas mulheres (e homens), diferente dos cosméticos fabricados na Europa.

¨Os cosméticos auxiliam em grande parte dos resultados! Não abro mão de usá-los nos protocolos de tratamento em consultório e indico para todas pacientes usarem a mesma linha da Valmari em casa. O que observo é que, aliados, potencializam e aceleram os resultados esperados nos tratamentos tanto corporais quanto faciais” afirma a fisioterapeuta Adriana Mariano sócia-diretora da Clínica Apinajés.

Seguem alguns dos produtos mais indicados pela fisioterapeuta Adriana Mariano:




Gel creme anti celulite (corporal)                                   










Mousse liporedutor (corporal)










      Gel creme White Skin  (facial) - Clareamento de manchas

      
















Prime hidratante com ácido hialurônico (facial)



ATENÇÃO: Alimentos são para serem ingeridos e não para usarem in natura sobre a pele! Escolham cosméticos testados dermatologicamente #ficadica

Valmari Perdizes: Rua Desembargador do Vale, 458


28.7.15

Alimentação X Problemas cardiovasculares

Entre os fatores de risco de maior probabilidade para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares (DCV) destacam-se o fumo, a hipertensão arterial, as dislipidemias e o diabetes mellitus. A obesidade e a falta de atividade física foram associadas com o risco de desenvolver DCV.
Hábitos alimentares saudáveis reduzem significativamente as chances de se desenvolverem doenças cardíacas. As crianças devem ter uma alimentação saudável e ter atividade física regular para promover um ótimo desenvolvimento físico e cognitivo, atingir um peso saudável e reduzir o risco de doenças crônico-degenerativas (DCD), como as doenças coronarianas, hipertensão, diabetes mellitus do tipo II, osteoartrite, alguns tipos de câncer, acidentes vasculares cerebrais e osteoporose quando adultos.

Veja o que colocar ou não no seu prato 
Os amigos do seu coração

1. Castanhas, nozes, avelãs, amêndoas e pistache 
Esses alimentos reduzem o risco de males cardíacos, ricos em vitamina E, eles agem como antioxidantes, impedindo o depósito de gordura nas artérias (ateromas).

2. Chocolate 
O chocolate preto, amargo com mais de 60% de cacau reduz o risco de um ataque cardíaco. Os flavonóides presentes no chocolate são capazes de reduzir o colesterol ruim (LDL).

3. Alho 
Seu segredo está nos compostos sulfurados. Esses nutrientes reduzem a pressão arterial e as taxas de LDL.

4. Cebola 
Ela diminui a formação de placas de gordura que causam a obstrução dos vasos sanguíneos que pode levar ao infarto.


5. Peixes 
O ideal é o consumo de peixes de aguas frias, como salmão, atum, sardinha, arenque, anchova,  tainha, bacalhau e a truta, são ricos em ômega 3 que aumentam o HDL, o colesterol bom, e reduz o LDL o colesterol ruim.


6. Laranja, morango, kiwi e goiaba 
Essas frutas possuem um ingrediente essencial ao coração: a vitamina C, um poderoso antioxidante que também reforça a parede das artérias, por combater a formação das placas de gordura. 

7. Azeite de oliva

O azeite de oliva possui grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturado e antioxidantes, sendo um aliado na diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL). 


8. Vinho tinto 
Tomar um cálice de vinho no almoço e outro no jantar pode inibir o aumento do LDL, colesterol ruim. A bebida é um coquetel de flavonóides, antioxidante capaz de diminuir os riscos de doenças cardiovasculares justamente por evitar a formação das placas de gordura. 


9. Abacate 
Essa fruta é rica em gordura monoinsaturada, que ajuda a aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL, e despachar o colesterol ruim do sangue. Além disso, é rico em triptofano um neurotransmissor da serotonina que promove sensação de bem-estar. O estresse e a depressão elevam os níveis de cortisol e adrenalina no sangue, prejudicando o trabalho cardíaco. 


10. Fibras 
Presentes na aveia, feijão, cereais, maçã, goiaba e cenoura, as fibras solúveis facilitam a remoção do colesterol ruim (LDL) do corpo. 


11. Tomate 
Ele está cheio de licopeno. Sabe-se que esse pigmento vermelho, também presente na goiaba e na melancia, tem propriedades antioxidantes capazes de livrar as artérias do colesterol ruim (LDL). 


12. Feijão, banana e couve 
O segredo desses alimentos está em serem boas fontes de vitaminas do complexo B. Elas dão uma mãozinha no controle das taxas de homocisteína no sangue, um aminoácido tão relacionado aos problemas cardíacos que pode indicar tendências ao infarto.


Os Inimigos do seu coração

1. Gorduras 

Gorduras saturadas facilitam o aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Elas estão presentes na manteiga, no óleo de coco e na banha. Já os ácidos graxos trans, também relacionados a doenças cardiovasculares, aparecem em alimentos de origem vegetal, como as margarinas. Reduza o consumo de carnes vermelhas, ricas nesse tipo de gorduras. Procure substitui-las por frango ou peixe. Prefira as margarinas com fitoesterol, um esteróide que impede a absorção de colesterol pelo intestino. 


2. Açúcares 
O excesso de açúcar na circulação ameaça o equilíbrio dos componentes sanguíneos, além de ferir a camada interna dos vasos, elevando o perigo de depósitos de gorduras nos canais de circulação. 

3. Sal 
Seis gramas é a dose máxima recomendada de consumo diário de sal. Acima disso há riscos para o coração, sobretudo de hipertensão arterial. Nos hipertensos, a pressão alta causa lesões nas paredes dos vasos.


4. Álcool 
O consumo do álcool em excesso também pode obstruir nossas artérias. A bebida aumenta os níveis de triglicérides no sangue e, assim, cresce o perigo de essa gordura entupir os vasos sanguíneos, e provocar um ataque cardíaco. 
Não bastasse, o álcool pode ser ainda mais danoso ao miocárdio.


Moderação é a conduta mais acertada!!!


Dra. Sonia Ballesteros - Nutricionista Clínica - CRN 24668


23.6.15

5 cuidados para os pés de pessoas com diabetes

Os pés das pessoas diabéticas merecem atenção especial. Confira algumas dicas da nossa podóloga Norina Abreu:

1. Observar os pés diariamente quanto;
A coloração da pele,
Coloração das unhas;
Espaços interdigitais:
Presença de bolhas,  arranhões, picadas de insetos, etc...

2. Passar creme diariamente mas nunca entre os dedos, pois excesso de umidade neste local pode deixar a pele muito sensível e facilitar micro fissuras. 

3. Manter os pés protegidos e aquecidos com calçados fechados e meias sem punhos para não prender a circulação sanguínea, sem costuras para não haver traumas na pele, de algodão e brancas pois absorve o suor e se houver algum sangrando fica fácil de visualização. 

4. Não cortar unhas em casa, não dá a posição correta, os materiais devem se estéreis, porque a falta de um destes itens podem provocar preocupações das mais imprevistas, corte de unha de pessoas diabéticas devem ser feitas por profissionais, não somente podólogos mas ainda com especialização na área. 

5. Qualquer alteração o podólogo(a) vai saber orientar, proteger a região ou encaminhar ao médico caso necessário. Não faça em casa.



14.5.15

Saiba mais sobre a acupuntura

A acupuntura é uma prática medicinal milenar de mais de 5 mil anos, que consiste na estimulação de pontos locais anatômicos sobre a pele ou intradermica através de utilização de agulhas finas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. Através de um diagnóstico feito por meio de um questionário, sobre os aspectos da vida do paciente, observação de língua e pulso é possível chegar a um resultado, observando se o paciente está em equilíbrio ou desarmonia com seu corpo, que podem ocasionar ao desenvolvimento de determinada doença ou dores.

Para a medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.

Acupuntura para que serve e o que trata?
A acupuntura serve para trazer equilíbrio ao organismo do indivíduo, reforçando o sistema imunológico, diminuindo as chances do seu corpo ter enfermidades.
Em caso de paciente que já tenham doenças pré estabelecidas, é possível auxiliar e até tratar algumas enfermidades, assim como: doenças respiratórias, neurológicas, dermatológicas, dores musculares, auxiliar no tratamento de câncer, problemas gastrointestinais, entre muitos outros acometimentos a saúde.

Quem pode fazer acupuntura?
Qualquer pessoa pode fazer o tratamento com acupuntura, estando doente ou não. Ela é indicada inclusive para crianças, utilizando agulhas em crianças que não tem medo de agulha, laser, cromopuntura, stiper, sementes.

Juliana Rodrigues
Educadora física, pós graduada em Acupuntura

CREF:078439-G/SP


7.5.15

Os benefícios do Pilates na gestação

A gravidez é um período de grandes transformações no corpo da futura mamãe, sejam elas físicas, hormonais ou emocionais. Adquirir hábitos saudáveis, uma boa alimentação associada a atividade física, é fundamental para o organismo da gestante.

Atualmente o pilates é muito indicado e procurado nesse período da vida da mulher, já que a atividade proporciona trabalhos de princípios essenciais que visam fortalecimento do abdomên e assoalho pélvico, regiões essenciais na vida de uma gestante, já que são músculos que estabilizarão a coluna vertebral melhorando a postura e evitando assim dores lombares causadas pela hiperlordose comum na gravidez, podendo evitar também possíveis casos de incontinência urinária.

Além desses benefícios, o pilates também auxilia na circulação sanguínea, na respiração, no equilíbrio e força muscular global, o que facilitará a vida da mamãe no pós-parto com as tarefas maternas.

É importante ressaltar que é necessária a liberação médica e o acompanhamento de um profissional apto para a realização de qualquer atividade física para a gestante.

Gisele Cassiano
Crefito-3/143475-F


23.4.15

Tecnologia a favor do corpo perfeito

A procura por tratamentos para reduzir a gordura localizada, celulite e flacidez crescem diariamente, e está cada vez mais acessível tanto para homens quanto para mulheres que buscam um corpo mais uniforme e uma pele mais lisinha sem intervenções cirúrgicas. Isto é possível com a evolução dos equipamentos estéticos!

Farei uma descrição de forma simples e prática sobre os equipamentos de ponta para tratamentos corporais que temos na Clínica Apinajés:

Heccus e Víbria
o que é: equipamentos que fazem terapias combinadas, utilizando o ultra som e correntes elétricas ao mesmo tempo, otimizando tempo e resultado do tratamento.
o que faz: promove através do ultra som, a sonoforese, que é a capacidade de introduzir ativos lipolíticos na camada adiposa e aquecimento profundo dos tecidos, ao mesmo tempo que podemos selecionar uma corrente elétrica com efeito drenante ou excito motora.
indicações: redução da gordura localizada, celulite (grau I,II ou III) e flacidez muscular.
contra-indicações: gestantes, portadores de marcapasso e implantes metálicos.
sessões: 10 a 15.
 frequência de 1 a 2 vezes por semana de 25 min cada.
investimento: $

Power Shape Platform
o que é: equipamento que possui várias modalidades terapêuticas, como: radiofrequência, ultracavitação, endermoterapia e LED. 
o que faz: a radiofrequência estimula e realinha as fibras de colágeno da pele; a ultracavitação é um ultra som profundo que pode também auxiliar na introdução de ativos lipolíticos, fazendo a lipólise (rompimento da membrana que envolve o adipócito); a endermoterapia através da sucção à vácuo além de diminuir a ¨aderência¨ causadas pela celulite, também aumenta a circulação e nutrição local, melhorando todo o tecido; e a fototerapia com LED têm efeito bioestimulante e regenerador.
indicações: redução da gordura localizada, flacidez de pele e celulite (todos os graus de I a IV). Trata inclusive quando existe a combinação de gordura localizada e flacidez ou celulite e flacidez numa mesma região.
contra-indicações: pessoas com marcapasso ou implantes metálicos, labirintite, diabéticos, hipertensos, doenças hepáticas ou sistêmicas. Gestantes.
sessões:  6 a 8 sessões de 45 min cada
frequência: quinzenais.
Investimento: $$

Criolipólise
o que é: equipamento que faz um resfriamento da pele,  chegando até   -10°C.
o que faz: através da vácuo sucção, numa área delimitada de até 20 cm², primeiro faz um aquecimento na pele, chegando a 42°C para aumentar o metabolismo local e logo em seguida a temperatura começa a cair e chega à     -10°C. As células adipócitas são sensíveis à baixa temperatura e cerca de 25 a 30% morrem.  
indicações: gordura localizada na região supra ou infra umbilical, flancos, costas, interno de coxas e braços.
contra-indicações: pessoas com hipersensibilidade ao frio, diabéticos, hipertensos, região com cicatrizes de pele recente ou com dermatites.
sessões: 1 sessão.  
frequência: a cada 3 meses.

investimento: $$$
$ - até R50,00
$$ - até 250,00
$$$ - até 750,00

Agende uma avaliação corporal e saiba quais destes tratamentos é ideal para você!

Dra. Adriana Cristina Mariano de Souza
Fisioterapeuta
Crefito 3 – 47067-F