13.4.15

Pi­la­tes dá 'força' para en­ve­lhe­cer com saúde

Confira a matéria que a nossa nova professora de Pilates, Mariana Goeldner Grott (Crefito: 115.582) realizou para a Folha de Londrina sobre a importância do exercício físico para quem busca qualidade de vida ao envelhecer.     


    

"O processo de envelhecimento no cenário nacional vem ganhando cada vez mais espaço devido ao aumento na quantidade de indivíduos idosos, fazendo com que seja motivo de preocupação e estudo, tanto os problemas característicos da idade como a qualidade de vida dessas pessoas. Envelhecer caracteriza-se como um processo múltiplo e desigual de comprometimento e decadência das funções do organismo em função do tempo de vida. 


A flexibilidade, a força e a potência muscular estão presentes nas tarefas diárias e com o envelhecimento essas três capacidades sofrem uma redução variando em até 60% e esse dado é preocupante uma vez que o principal fator responsável por provocar quedas nesse grupo é a falta de força muscular. 


Uma medida preventiva para as mudanças na composição do corpo e para manter e melhorar a força muscular, a saúde física e psíquica seria a prática regular de atividades físicas reduzindo as perdas funcionais do envelhecimento pelos efeitos benéficos diretos e indiretos do exercício físico. 



O Método Pilates, que leva o nome de seu criador Joseph Pilates, foi desenvolvido no começo da década de 1920 e é uma opção para a prática de treinamento físico. A técnica proporciona a melhora geral da flexibilidade e também do fortalecimento; proporciona controle postural e coordena a respiração com a realização dos movimentos trabalhando o corpo como um todo. Estudos atuais mostram a eficácia do Pilates em disfunções lombares crônicas diminuindo a dor do indivíduo. 



A maioria dos exercícios são realizados na postura deitada tendo assim pouco impacto nas articulações responsáveis por sustentar o corpo quando estamos em pé, principalmente na coluna vertebral, e trabalha-se intensamente os músculos abdominais. 



Envelhecer com saúde significa ter autonomia na vida diária, integração social, independência financeira, apoio familiar e uma boa interação entre a saúde física e mental. Assim o Pilates torna-se uma excelente opção para a população idosa uma vez que o método fortalece a musculatura de sustentação, cria um equilíbrio de força e flexibilidade, treina padrões de movimentos eficientes e trabalha com a conexão mente-corpo."






Nenhum comentário:

Postar um comentário