14.5.15

Saiba mais sobre a acupuntura

A acupuntura é uma prática medicinal milenar de mais de 5 mil anos, que consiste na estimulação de pontos locais anatômicos sobre a pele ou intradermica através de utilização de agulhas finas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. Através de um diagnóstico feito por meio de um questionário, sobre os aspectos da vida do paciente, observação de língua e pulso é possível chegar a um resultado, observando se o paciente está em equilíbrio ou desarmonia com seu corpo, que podem ocasionar ao desenvolvimento de determinada doença ou dores.

Para a medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.

Acupuntura para que serve e o que trata?
A acupuntura serve para trazer equilíbrio ao organismo do indivíduo, reforçando o sistema imunológico, diminuindo as chances do seu corpo ter enfermidades.
Em caso de paciente que já tenham doenças pré estabelecidas, é possível auxiliar e até tratar algumas enfermidades, assim como: doenças respiratórias, neurológicas, dermatológicas, dores musculares, auxiliar no tratamento de câncer, problemas gastrointestinais, entre muitos outros acometimentos a saúde.

Quem pode fazer acupuntura?
Qualquer pessoa pode fazer o tratamento com acupuntura, estando doente ou não. Ela é indicada inclusive para crianças, utilizando agulhas em crianças que não tem medo de agulha, laser, cromopuntura, stiper, sementes.

Juliana Rodrigues
Educadora física, pós graduada em Acupuntura

CREF:078439-G/SP


7.5.15

Os benefícios do Pilates na gestação

A gravidez é um período de grandes transformações no corpo da futura mamãe, sejam elas físicas, hormonais ou emocionais. Adquirir hábitos saudáveis, uma boa alimentação associada a atividade física, é fundamental para o organismo da gestante.

Atualmente o pilates é muito indicado e procurado nesse período da vida da mulher, já que a atividade proporciona trabalhos de princípios essenciais que visam fortalecimento do abdomên e assoalho pélvico, regiões essenciais na vida de uma gestante, já que são músculos que estabilizarão a coluna vertebral melhorando a postura e evitando assim dores lombares causadas pela hiperlordose comum na gravidez, podendo evitar também possíveis casos de incontinência urinária.

Além desses benefícios, o pilates também auxilia na circulação sanguínea, na respiração, no equilíbrio e força muscular global, o que facilitará a vida da mamãe no pós-parto com as tarefas maternas.

É importante ressaltar que é necessária a liberação médica e o acompanhamento de um profissional apto para a realização de qualquer atividade física para a gestante.

Gisele Cassiano
Crefito-3/143475-F