7.10.14

Você pode vencer a obesidade

Olá!

A Clínica Apinajés tem como objetivo cuidar do bem estar geral, do corpo até a mente. Pedimos para a nossa nutricionista Sônia Ballesteros, um texto sobre um problema que atinge milhões de brasileiros: a obesidade. Confira e aproveite as dicas!

"A obesidade é um problema de Saúde Pública - mais da metade da população brasileira esta acima do peso ideal, que tem como característica o excesso de gordura corporal no indivíduo - essa gordura é associada a algumas doenças como diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares, hipertensão arterial, colesterol e triglicérides (a chamada síndrome metabólica, quando o paciente apresenta mais de três patologias juntas). São muitas as causas da obesidade.  O excesso de peso pode estar ligado ao histórico familiar da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, as disfunções endócrinas.

A vida sedentária facilitada pelos avanços tecnológicos (computadores, televisão, videogames, Ipad, Iphone, etc.) fazem com que cada vez mais as pessoas se tornem escravas desses avanços e se exercitem cada vez menos. Inclusive as crianças.

O tratamento da obesidade geralmente é feito por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, nutricionistas, psicólogos e endocrinologistas. Requer conscientização e determinação do paciente no sentido de mudar seus hábitos alimentares, para que os resultados se tornem satisfatórios. Além da reeducação alimentar, recomenda-se a prática de exercícios físicos regulares  e  de relaxamento para acalmar a turbulência mental, melhorar o equilíbrio emocional, e consequentemente, evitar o estresse acentuado. Essas medidas, quando empregadas em conjunto, se tornam uma valiosa ferramenta no combate a obesidade e a melhoria da qualidade de vida.

Uma alimentação saudável consiste em ingerir:
Carnes magras, frutas, hortaliças, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas etc.,), azeite de oliva extra virgem, carboidratos integrais, soja, feijões, leite e derivados desnatados e água; e
Açúcar branco, carboidratos brancos (refinados), gorduras trans, saturadas (industrializados), carnes gordas, refrigerantes, salgadinhos, sorvetes e biscoitos, incluindo os recheados.

Evitar:
Açúcar branco, carboidratos brancos (refinados), gorduras trans, saturadas (industrializados), carnes gordas, refrigerantes, salgadinhos, sorvetes e biscoitos, incluindo os recheados.

Mude agora, para ter uma vida longa e um futuro saudável!!!"


Dra. Sonia Ballesteros - Pós graduada em Nutrição Clínica – CRN-24668